Visão

Os problemas de saúde não se enquadram apenas nos limites e responsabilidades do setor da saúde. Na verdade, os fatores que afetam o estado de saúde da população variam, como educação, renda familiar, moradia, alimentação, água e saneamento, questões ambientais são os determinantes mais importantes da saúde. O Ministério da Saúde está ciente dessa variedade de determinantes do estado de saúde e assumiu desde o início uma visão que implica uma definição ampla de saúde.

“Povo saudável de Timor-Leste em um Timor-Leste saudável”

Por meio desta declaração de missão, o Ministério da Saúde prevê uma comunidade timorense desfrutando de um nível de saúde que lhes permitirá desenvolver todas as suas potencialidades em um ambiente saudável. O fato de que a visão implica um Timor-Leste saudável significa que outros setores além da saúde devem contribuir para atingir o ponto que esta visão prevê como uma (abordagem multissetorial para o problema da saúde).

A visão também reflete um objetivo de reduzir a pobreza a um ponto em que o nível de produção e renda permita que todos os indivíduos timorenses desfrutem de uma vida saudável e tenham os meios mínimos para cobrir as necessidades básicas. Uma comunidade saudável estará mais apta a lidar com as questões da pobreza.

Valores

Da perspectiva do Ministério da Saúde, os valores subjacentes a esta visão envolvem um grande compromisso com a equidade e a sensibilidade cultural por meio de comportamentos baseados na ética, solidariedade e amizade.

A equidade é entendida como a distribuição de recursos de saúde de acordo com a necessidade. Para garantir a equidade na saúde, é necessário relacionar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde às necessidades. A equidade também está relacionada à igualdade. Há evidências de diferenças na carga de doenças entre diferentes áreas geográficas (dentro ou entre países), grupos éticos, ocupação, status de emprego, diferentes grupos de renda ou diferentes sexos. É reconhecido que a desigualdade de acesso é socialmente inaceitável e potencialmente prejudicial ao estado de saúde.
A sensibilidade cultural é referida como estar ciente de que as diferenças e semelhanças culturais existem e têm um efeito sobre os valores, processos de aprendizagem e comportamentos. Ser responsivo à história local, cultura ou ao ambiente onde os serviços e intervenções de saúde são fornecidos aumenta a confiança da comunidade e a aceitação do sistema de saúde. Às vezes, esses valores podem ser prejudiciais e é somente por meio de uma abordagem cuidadosa e respeitosa que uma estratégia para uma solução alternativa pode ser implementada com sucesso. Em Timor-Leste, a diversidade cultural é alta, assim como as diferentes percepções de saúde e doença e a variedade de comportamentos de busca por cuidados de saúde. Para encontrar abordagens apropriadas para esses problemas, a sensibilidade cultural é necessária em todas as decisões tomadas.   

Conforme declarado na Constituição de Timor-Leste, a saúde e os cuidados médicos são um direito de todos os timorenses e o Ministério da Saúde tem a obrigação de proteger e promover esse direito. O sistema é universal, geral e, dependendo das possibilidades do Estado, gratuito. A gestão do sistema será descentralizada e participativa.

Declaração de missão

Em consonância com a declaração de visão, a missão do Ministério da Saúde é se esforçar para garantir a disponibilidade, acessibilidade e acessibilidade dos serviços de saúde a todos os timorenses, regular o setor da saúde e promover a participação da comunidade e das partes interessadas, bem como de outros setores.

Os objetivos gerais

Com base nesses três componentes da missão (garantir a disponibilidade, regular e promover a participação), o Ministério da Saúde espera contribuir para o objetivo geral de melhorar o estado de saúde dos timorenses.

Objetivo operacional

O Ministério da Saúde visa fornecer cuidados de saúde de qualidade aos timorenses, estabelecendo e desenvolvendo um sistema de saúde com boa relação custo-benefício e baseado nas necessidades, que abordará especialmente as questões e problemas de saúde de mulheres, crianças e outros grupos vulneráveis, especialmente os pobres, de forma participativa.

Como entrar em contato conosco?