Entenda os requisitos para importar, fabricar ou vender suplementos de saúde em Timor-Leste

O que é um suplemento de saúde

Um suplemento de saúde é um produto usado para suplementar uma dieta e para dar suporte ou manter, melhorar e aprimorar as funções saudáveis ​​do corpo humano. Não pode ser um injetável ou uma preparação que precise ser estéril, como injeções e colírios. Não pode ser um item de uma refeição ou dieta.

Um suplemento de saúde também deve conter um ou mais, ou uma combinação dos seguintes ingredientes:

a. Vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, enzimas, probióticos e outras substâncias bioativas;

b. Substâncias derivadas de fontes naturais, incluindo materiais animais, minerais e botânicos nas formas de extratos, isolados, concentrados; e

c. Fontes sintéticas dos ingredientes mencionados em (a) e (b).

Um suplemento de saúde deve ser administrado em pequenas doses unitárias em formas de dosagem como as seguintes:

  • Cápsulas
  • Cápsulas moles
  • Comprimidos
  • Líquidos
  • Xaropes

Controles sobre suplementos de saúde

Os suplementos de saúde não estão  sujeitos  a aprovações e licenciamentos pela MOH para sua importação, fabricação e vendas. A MOH proíbe a adição de ingredientes medicinais, como esteroides, em suplementos de saúde. A MOH também define limites rígidos para metais pesados ​​tóxicos nesses produtos. Os revendedores (importadores, fabricantes, revendedores atacadistas e vendedores) têm a obrigação de garantir que seus produtos não sejam prejudiciais ou inseguros e que estejam em conformidade com as seguintes diretrizes antes de fornecer suplementos de saúde para Timor-Leste.

Notificação voluntária de suplementos de saúde

Os revendedores podem notificar voluntariamente a MOH sobre seus suplementos de saúde fornecidos em Timor-Leste. As empresas devem fornecer à MOH os documentos relevantes para demonstrar que seus produtos atendem aos padrões de segurança e qualidade necessários. Clique aqui  para obter mais informações.